História Oliveira de Fatima

HISTÓRICO MUNICÍPIO DE OLIVEIRA DE FÁTIMA

OLIVEIRA DE FÁTIMA, está localizada às margens da Rodovia BR-153, na região Centro Oeste do Estado; o município surgiu a partir de uma fazenda situada no município de Porto Nacional, tendo como proprietário o Sr. Filintro Gomes Sertão, quando na ocasião procurado pelo então Prefeito da cidade de Porto Nacional, Sr. Olegário José de Oliveira, propondo a compra de parte de uma área de terra para que fosse loteados e distrubuidos para pessoas que ali já residiam, formando assim um pequeno povoado.

Após a compra em 1972, doou parte dos lotes para pessoas que vinham da antiga Fátima Velha, em função da construção e pavimentação da Rodovia BR-153 que liga o Sul ao Norte do País.

Com a criação da Lei nº 9.188, de 14 de maio de 1982, concretizou-se a emancipação da cidade de Fátima, pelo Governador do Estado de Goiás, Sr. Iris Rezende Machado.

Em 1983, com o início da gestão do Prefeito Sr. João Inácio Ferreira, com o desmembramento oficial da cidade de Fátima do município de Porto Nacional, tornando o povoado em Distrito, fazendo parte do Município de Fátima.

No dia 26 de maio de 1994, criou-se a Lei nº 678, aprovada pela Assembléia Legislativa e sancionada pelo Governador Moisés Nogueira Avelino, tornando assim a emancipação do Município de Oliveira de Fátima.

Oliveira de Fátima é uma cidade de Estado do Tocantins. Os habitantes se chamam oliverenses.
O município se estende por 205,9 km² e contava com 1 112 habitantes no último censo. A densidade demográfica é de 5,4 habitantes por km² no território do município.
Vizinho dos municípios de Fátima, Nova Rosalândia e Santa Rita do Tocantins,Oliveira de Fátima se situa a 53 km a Sul-Oeste de Porto Nacional a maior cidade nos arredores.
Situado a 289 metros de altitude, de Oliveira de Fátima tem as seguintes coordenadas geográficas: Latitude: 10° 42′ 29” Sul, Longitude: 48° 54′ 9” Oeste