História - Oliveira de Fátima - TO

Oliveira de Fátima está localizada às margens da Rodovia BR-153, na região Centro Oeste do Estado; o município surgiu a partir de uma fazenda situada no município de Porto Nacional, tendo como proprietário o Sr. Filintro Gomes Sertão, quando na ocasião procurado pelo então Prefeito da cidade de Porto Nacional, Sr. Olegário José de Oliveira, propondo a compra de parte de uma área de terra para que fosse loteados e distribuídos para pessoas que ali já residiam, formando assim um pequeno povoado.

Após a compra em 1972, doou parte dos lotes para pessoas que vinham da antiga Fátima Velha, em função da construção e pavimentação da Rodovia BR-153 que liga o Sul ao Norte do País.

Com a criação da Lei nº 9.188, de 14 de maio de 1982, concretizou-se a emancipação da cidade de Fátima, pelo Governador do Estado de Goiás, Sr. Iris Rezende Machado.

Em 1983, com o início da gestão do Prefeito Sr. João Inácio Ferreira, com o desmembramento oficial da cidade de Fátima do município de Porto Nacional, tornando o povoado em Distrito, fazendo parte do Município de Fátima.

No dia 26 de maio de 1994, criou-se a Lei nº 678, aprovada pela Assembléia Legislativa e sancionada pelo Governador Moisés Nogueira Avelino, tornando assim a emancipação do Município de Oliveira de Fátima.

Em 1º de janeiro de 1997, o Senhor Prefeito Emílio Mascarenhas Sobrinho tomou posse como o 1° governante do Município de Oliveira de Fátima, ficou por dois mandatos consecutivos, através de reeleição.

Em 1º de janeiro de 2005, o Senhor Prefeito Izidio Januario da Silva tomou posse, sendo o 2º governante deste município, ficou por dois mandatos consecutivos, através de reeleição.
Atualmente está sendo administrada pelo atual Prefeito Sr. Gesiel Orcelino dos Santos. O município se encontra localizado a uma latitude 10º42'28" sul e a uma longitude 48º54'24" oeste, estando a uma altitude de 302 metros. Sua população estimada em 2014 é de 1.091 habitantes. É considerado o 3º menor município brasileiro em número de habitantes, o bioma é conhecido como cerrado. Possui uma área da Unidade Territorial de 205,850 km². A economia é baseada